França

Torre Eiffel: começa a construção de um ícone

Idealizada para celebrar o primeiro centenário da Revolução Francesa, durante a Exposição Universal de Paris, em 1889, a Torre Eiffel foi concebida para ser desmontada depois do evento. Ainda que que esse destino não se cumpriu

Pergunte ao seu sistema de inteligência artificial “o que aconteceu hoje na história” e ele responderá que no dia 28 de janeiro de 1887 teve início a construção da Torre Eiffel, um monumento erguido para ser provisório, mas que acabou se tornando o principal símbolo de Paris e da França.

Foto:Rudy van der Veen/Skitterphoto

A torre começou a ser projetada em 1884 e foi concebida para celebrar o primeiro centenário da Revolução Francesa, durante a Exposição Universal de Paris, em 1889. Dá pra imaginar que a ideia inicial era que ela fosse desmontada depois do evento? Pois era essa a intenção. 

No entanto, graças ao sucesso de visitação durante o evento, com quase 2 milhões de pessoas encantadas com a construção, foi decidido que o monumento permaneceria no local, para servir como antena para as ainda incipientes transmissões de rádio. Posteriormente ela se tornaria o maior símbolo da capital francesa.

Publicado por Hellen Souza

Meu nome é Hellen Souza, sou jornalista e francófila, ou seja, adoro a cultura francesa. Aqui você encontrará informações sobre o que acontece atualmente nesse país que já foi berço de transformações sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + nove =