Difícil quem até hoje não tenha se rendido ao universo das séries da Netflix. Se você gosta da comodidade do serviço de streaming, procura um título envolvente e, de quebra, aprecia a cultura francesa, vai se encantar com a produção Dix pour cent (10%).
O título faz alusão à porcentagem que é paga pelos artistas pelos seus empresários, e trata dos bastidores da ASK, uma agência de talentos, tipo de empresa que administra as carreiras de celebridades, negocia em nome delas e se especializa, sobretudo, no gerenciamento de crises. Muitas crises.
No núcleo da história estão quatro agentes profissionais acostumados a lidar com as susceptibilidades e os caprichos de grandes estrelas, em um momento especialmente difícil para a agência, que rende muitas histórias interessante, escritas com uma habilidade capaz de prender a atenção da gente por horas.
E como se não bastasse, cada um dos episódios conta com a participação de pelo menos uma celebridade francesa interpretando a si própria, dentro do contexto da agência ASK. Assim, é possível apreciar a atuação de nomes como Juliette Binoche, Isabelle Huppert, Jean du Jardin e Christophe Lambert, entre tantos outros. Lambert, por sinal, é envolvido em um divertido imbróglio ficcional que se sustenta por vários episódios.
Diálogos bem construídos, humor bem dosado e trocadilhos aqui e acolá tornam o seriado um prazer raro para quem curte cultura francesa contemporânea. Há elementos aos montes a observar, tanto relacionados ao universo psico-social quanto ao comportamento individual de cada personagem, incluindo hábitos, costumes e dramas pessoais tão universais que muito provavelmente encontram ambiente similar no meio artístico brasileiro. Mas assistir ao drama dos personagens de Dix pour cent sob o lindo cenário parisiense é um deleite ainda maior.
Veja aqui o trailer legendado da série.
Quer aprender francês para saber ainda mais?
www.francesmais.com