França

Uma visita digital aos museus parisienses

A Paris Musées, ou “Museus de Paris”, uma instituição que congrega 14 museus parisienses, anunciou ter colocado à disposição dos internautas mais de 100 mil reproduções digitais em alta resolução das coleções de museus da cidade.

Em comunicado oficial disponível em seu site, a entidade informou se tratar de uma nova etapa no desenvolvimento da política de digitalização dos museus da cidade, visando à difusão dos seus acervos entre os internautas e favorecendo a ampliação da visibilidade das coleções, tanto na França como no exterior.

A iniciativa garante o livre acesso e a utilização dos arquivos de imagens sem qualquer restrição técnica, jurídica ou financeira, para fins educacionais e alguns usos comerciais (entenda-se bem que o arquivo baixado não pode ser comercializado). 

As imagens representam obras que já se encontram sob domínio público, sob licença do tipo CC0 (Creative Commons Zero), e estão disponíveis em uma página da Paris Museés na internet.

Belas obras de grandes nomes da fotografia e da pintura podem agora ser apreciadas em detalhes, à distância. Uma ficha técnica resumida é apresentada ao lado da imagem, em uma primeira visualização. Ao clicar no link de informações detalhadas, abre-se uma ficha mais extensa, contendo também a descrição da obra, o contexto histórico de sua realização e até um “caderno de viagem” com as exposições, datas e locais por onde ela já passou. O quadro de Cézanne que ilustra este post, por exemplo, passou pelo Museu de Arte de São Paulo (MASP) e pelo Centro Cultural Banco do Brasil (RJ), em 2002. 

Pode não ser melhor do que visitar os museus pessoalmente, mas já proporciona alguns momentos de prazer. 

Quer aprender francês pra saber ainda mais?

http://www.francesmais.com

Publicado por Hellen Souza

Meu nome é Hellen Souza, sou jornalista e francófila, ou seja, adoro a cultura francesa. Aqui você encontrará informações sobre o que acontece atualmente nesse país que já foi berço de transformações sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + 1 =